Pages - Menu

28.7.12

Pequenos espaços e grandes soluções

Por Juliana Tinoco: Pensando nos espaços cada vez menores das construções atuais, o Inorgânico selecionou algumas imagens que apresentam soluções criativas e práticas para aproveitar melhor o (pouco) espaço disponível em casa.

Uma boa solução são móveis com linhas retas, preferencialmente sob medida, como o pequeno sofá perto da janela (reparem como ela é grande, para dar luminosidade, e sensação de amplitude, ar fresco). E porque não aproveitar o espaço debaixo do sofá (que seria desperdiçado), para fazer alguns nichos e organizar os DVDs e revistas por ali?

Armários embutidos, minimalistas e discretos sempre são uma boa alternativa, principalmente se contam com portas de correr ou de levantar, assim não é preciso preservar um raio para a abertura da porta.

Outra boa opção para embutir móveis, além dos armários e dos sofás, seriam as camas de solteiro! Especialmente se der para utilizar suas bordas (como os pés) como baús, assim como no caso do sofá acima.

Beliches invertidos também me parecem uma boa solução para um quarto onde dormem duas pessoas, ou que costuma receber visitas de pernoite. O essencial é manter a organização. (Mais uma vez aproveita-se o pé da cama como gaveta).

E porque não uma cama-cabana-escrivaninha-armário? pode parecer uma bagunça, um tumulto, mas só depende de manter uma certa organização. Para quem tem realmente pouco espaço, a ideia parece atraente.

Aproveitar a parte inferior das escadas pode parecer meio "Rua dos alfeneiros n° 4", mas é bem interessante, e pode ser uma ideia experimentada no estilo mais rústico, mais moderno, mais vintage, só depende da criatividade do morador e de sua disposição para brincar com essas possibilidades.


Mas de todas as engenhosas soluções apresentadas para a falta de espaço, a mais interessante (na minha opinião) foi esse pequeno frigobar embutido no armário da pia da cozinha. Perfeito pra quem mora sozinho e não cozinha muito em casa, ou para algum mestre da culinária que precisa de duas geladeiras grandes, e uma mais à mão para os ingredientes mais solicitados...

Bom, é isso, não se esqueçam que no caso de espaços reduzidos, o essencial mesmo é criatividade, praticidade, versatilidade e organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário