Pages - Menu

3.6.12

Jardins em muros e paredes

Por: Juliana Tinoco
Atualmente, predomina em apartamentos e até edifícios inteiros, a escolha pelos jardins verticais, como são chamados os painéis vivos que são colocados em paredes internas e externas.
Os painéis vivos ganham cada vez mais espaço principalmente por serem adaptáveis a espaços pequenos. Não é preciso, por exemplo tem um quintal em casa para se ter um jardim. Além disso, as paredes verdes, como são chamadas também, apresentam mais uma série de benefícios, tais como redução de ruído (já que as plantas funcionam como revestimento acústico do ambiente), umidificação do ambiente, isolamento térmico (Em ambientes fechados, uma parede verde pode diminuir a temperatura em até 3ºC, diminuindo o uso do ar-condicionado.) além da ornamentação do ambiente e purificação do ar. O conceito básico dessa alternativa é trazer o verde para áreas urbanas, e promover uma fusão entre arquitetura e paisagismo.

Os jardins verticais podem ter sistemas de irrigação automática instalados, como por gotejamento ou a irrigação pode ser feita manualmente dependendo do tamanho dos painéis.
Alguns sistemas de instalação dos jardins possuem estrutura pré-montada, os blocos pré-montados podem ser instalados a muros impermeabilizados ou sem nenhum apoio, pois possuem nichos para passar vigas de sustentação. Eles podem aparecer no formato de jardineiras contínuas, ou intercaladas.

Outras possibilidades de instalação das paredes vivas foram separadas pelo site Ciclo Vivo.

Existem vários projetos para instalação de paredes verdes em empresas privadas como shoppings, galerias de arte e museus, para incentivar a popularização da técnica e mesmo para a decoração do ambiente.
Várias cidades também buscam adotar e promover os painéis vivos como alternativa para as selvas de concreto ou mesmo para evitar as selvas de concreto. Como você pode ver em Atitude Sustentavel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário