Pages - Menu

3.8.12

Educação alimentar

Por Juliana Tinoco:
Muitos pais se perguntam e se atormentam sobre esse assunto em relação aos filhos pequenos.
Não existe uma fórmula para esse processo de criar hábitos alimentares saudáveis na vida das crianças, mas existem dicas que costumam estimular o prazer pela alimentação saudável.
A primeira dica é o incentivo pela observação e vivencia. Experimente incluir vegetais, legumes e frutas na sua própria dieta. Vez ou outra inventando novas combinações! E não faça cara feia quando comer, crianças reparam em tudo e o exemplo é sempre a melhor forma de influencia.
Não force seus filhos a comerem. Se seguirem a dica um, elogie o sabor enquanto comem, disfarçadamente, e se perceber o interesse dos pequenos, ofereça como quem não quer nada.
Um segredo brilhante se agrega nos comentários: experimente, por exemplo, comentar com seu filho sobre como aquele personagem inteligente e corajoso de seus livros de aventuras está sempre provando comidas novas em suas viagens... Ou sobre os legumes deliciosos da casa daquele amiguinho, e em como vocês poderiam preparar os seus da mesma maneira! _Sim, vocês! A participação na refeição é bem mais interessante para o seu filho se ele puder participar dos bastidores dela. Esse método contribui, inclusive para expandir a percepção da criança para o mundo, desde a escolha dos ingredientes no supermercado, até a parte de te ajudar a secar a louça, pode ser uma forma divertida de aprender de onde vêm os alimentos, o preço que eles têm e que a mesa, assim como o jantar não aparecem por geração espontânea.
Bom, já que a ideia é incluir a criança na preparação da comida de forma divertida e educativa, proponha o cultivo de uma pequena hortinha, que tal? Se não for possível cultivar alfaces, cenouras e beterrabas por falta de espaço; adapte! É sempre possível separar um cantinho da casa para fazer um cantinho de ervas aromáticas (deliciosas se usadas como tempero).
Uma ideia muito aplicada por especialistas é "brincar" com a comida. Fazer uma pequena arte com ela, seja no prato ou no tabuleiro, com a salada ou o arroz é importante que a comida seja colorida e criativa! Alguns pais optam, inclusive, por "desenhar" na comida.


Sempre dá pra inovar a técnica! Ovos em forma de coração podem ser uma boa alternativa para trocar os ovos fritos por cozidos...

E há quem monte cenários inteiros apenas com alimentos.
Quem quiser se voluntariar, fique à vontade!
(Mas eu duvido que consigam um cenário surreal tão perfeito quanto o desse artista!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário