Pages - Menu

11.5.12

Filhos melhores para um mundo melhor

Por: Juliana Tinoco
Fala-se muito na importância de deixar um mundo melhor para os nossos filhos, argumentando sobre a necessidade de fazer o bem e preservar o meio ambiente. Mas é raro pararmos para pensar sobre como é importante deixar filhos melhores para o mundo.
Educação das crianças não é tarefa fácil: consome tempo, energia e muita dedicação. Por isso, e pela dificuldade de conciliar trabalho e família, muitas vezes alguns pais negligenciam uma parte importante na educação dos filhos: a formação como cidadão.



Cidadania inclui participação ativa na sociedade, no meio. Inclui respeitar os direitos dos outros e fazer valer os seus.
Ser cidadão é ser presente na comunidade, é reconhecer o espaço que ocupa e a importância de contribuir positivamente para o meio.
Evidentemente a ideia de "meio" envolve as questões ecológicas, que se tornam cada vez mais populares, afinal preservar o meio ambiente é fundamental para quem presa por qualidade de vida e quem pensa no futuro.


Então, porque não unir a ideia de educação e sustentabilidade dentro de casa?
E melhor: com um ar de brincadeira! É perfeitamente praticável, por exemplo, pedir aos filhos uma ajudinha na hora de separar o lixo da casa, entre orgânicos e recicláveis. Através dessa pratica, as crianças são incentivadas, desde cedo, a seguirem o exemplo dos pais na preocupação ambiental, a contribuir com pequenas tarefas domésticas e ainda ajuda a promover um vínculo de companheirismo familiar.
Revista Crescer

 Shutterstock

Uma outra ideia é estimular o lado criativo da criança, propondo-a a inventar seus próprios brinquedos, tendo por base materiais que seriam descartados. A brincadeira é muito mais divertida quando é realizada a partir de brinquedos que você mesmo produziu! Aliás, o próprio processo de construção do brinquedo pode ser uma alegria e tanto, além de representar uma ótima opção de atividade em família.

Com um pouquinho de imaginação, alguns materiais que não serão mais utilizados e alguma disposição é possível fazer coisas incríveis!








Um menino de nove anos, em Los Angeles, criou praticamente um parque a partir de caixas de papelão que sobravam do trabalho do pai! Veja a matéria:
Um Garoto e sua Loja de Papelao

"Se você tem uma meta para um ano, plante arroz. Se você tem metas para 10 anos, plante uma árvore. Se você tem metas para 100 anos, eduque uma criança, Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio ambiente" Então porque não multiplicar as metas ensinando as crianças a cuidarem do meio ambiente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário