Pages - Menu

17.4.12

Luminárias sustentáveis

Por: Juliana Tinoco
Muitas vezes enjoamos da decoração da nossa casa ou trabalho sem nem sequer saber porquê. Simplesmente queremos renovar, mudar os ares do ambiente do cotidiano, mas nos deparamos com uma série de dores-de-cabeça só de cogitar a ideia de reformar. Não é mesmo?
Como por exemplo o orçamento, a mão-de-obra, o trabalho, as horas e mais horas dedicadas à personalização do nosso espaço, e até pros mais ecologicamente corretos, os problemas que envolvem um consumo desnecessário. (Já que toda nossa decoração está  dando conta de suas funções relativamente bem).
Mas queremos mostrar que é possível sim redecorar um ambiente com ideias simples, baratas e principalmente: uma proposta ecologicamente correta. Selecionamos por exemplo, algumas luminárias que foram reformadas à partir de materiais extremamente baratos e fáceis de conseguir e com um procedimento de montagem que você mesmo pode fazer sem muito esforço!

O lustre de colher:

Uma boa alternativa pra quem quer atribuir mais conforto e aconchego ao ambiente, pois este lustre dá um acabamento mais cálido às luzes frias, deixando-as amareladinhas sem esquentar (pois não são lampadas incandescentes - mais uma boa notícia). Seu material básico é uma garrafa pet (do tamanho de sua escolha) para servir de base às colheres descartáveis preferencialmente reaproveitadas, já que a proposta é o ecologicamente correto o resultado é um lustre charmoso coberto com "escamas" de plástico. O processo é bem simples (ver passo-a-passo).
Bonito não?


O lustre de caixinhas:

Bom, uma outra ideia é fazer um lustre com um visual mais moderno e estilizado com o lado brilhante das caixinhas de leite e suco. Aproveitar aquele lado prateado das caixinhas também ajuda a "refletir" a luz para quem deseja um ambiente bem iluminado e com um clima mais 'frio' por assim dizer. (Particularmente este lustre me remeteu a ideia de um daqueles globos metalizados que compõe o ambiente de uma boate-chique o que acham?)


O lustre de copinhos:
Ainda há aqueles exemplos mais simples, feitos com copinhos descartáveis como neste caso:

 
A ideia é fazer como mostra o passo a passo.
O vídeo desse blog também ensina como fazer; Eu moraria
Obs: nesta peça foi utilizado um rolo de luzes de natal no núcleo do globo e os copinhos em questão são transparentes, o que justifica o efeito vidro.

Mas se a vontade é de ousar, você pode abusar da criatividade a partir de materiais mais inusitados. E nessas duas ideias a seguir você vai precisar se aventurar um pouquinho na execução, mas nada impossível. E o resultado é surpreendentemente lindo.


Luminária de latas:
Essas belíssimas luminárias são feitas a partir de latas de spray decoradas com a própria tinta, foram idealizadas pelo estúdio esloveno Zek

Luminária de fitas:
Já esse modelo, feito a partir de fitas K7 é mais acessível uma vez que todos nós temos em casa algum objeto assim, que ficam obsoletos mas que podem voltar á moda com outra utilidade. O resultado é um visual tão bonito, inspirador e ousado que quase não conseguimos acreditar na simplicidade do seu material. 



Todos esses artigos são possíveis de serem trabalhados em casa, com materiais reaproveitados e outros facilmente adquiríveis em lojinhas de artesanato e depósitos de material de construção. Só vai depender da sua criatividade, seu bom-gosto e sua dedicação!
Fontes:   Reinciclando  |   Puxadinho da Lets  |  Blogjusto


Um comentário: